PRAZER EM LER

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para
mudar o mundo” (Mandela)

Prazer_em_ler

Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores.

  • Desenvolver hábitos de leitura para a formação de bons leitores.
  • Ler pelo prazer de ler para transformar, entender e contextualizar o mundo em que vive.
  • Promover a reflexão de todos na escola para o compromisso na formação do aluno-leitor.
  • Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
  • Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.
  • Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler
  • Enriquecer o vocabulário.
  • Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
  • Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.
  • Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.
  • Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.
  • Contribuir para formação de  leitores  autônomos e competentes.
  • Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar…

 

Os temas transversais, contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), têm sido alvo de muita discussão no meio educacional, gerando uma série de dúvidas. Algumas escolas acreditam que os temas transversais devem ter o mesmo tratamento das áreas como a Matemática, História, Geografia, entre outras, e acabam cometendo grandes enganos na prática pedagógica.

Os temas transversais não são novas áreas ou disciplinas. Eles devem ser incorporados ao trabalho pedagógico que é desenvolvido pela escola, por isso têm caráter de transversalidade, sendo parte integrante das mesmas.

Os temas transversais entram no ensino das áreas para serem refletidos e analisados a partir de um trabalho compartilhado entre alunos e professores. Assim, os valores que antes eram transmitidos pelo professor de forma aleatória e subjetiva, hoje podem ser debatidos e analisados concretamente.