Manifestação folclórica nas escolas municipais

EMEB PROFESSORA ESTHER VIANNA BOLOGNA

Foclore Esther Folclore - Esther 2

A semana do folclore na EMEB PROFESSORA ESTHER VIANNA BOLOGNA foi cheia de atrações!

Iniciamos com a visita à Casa de Portinari com os “Alunos Destaques” do 2º Bimestre. Esse trabalho é feito bimestralmente com os alunos dos 5º aos 9º anos que se destacaram nos itens notas, assiduidade e comportamento. O objetivo é estimula-los em busca de um envolvimento escolar cada vez maior.

Na sequência, tivemos a apresentação dos alunos dos 3º aos 5º anos, sob a orientação da professora Ana Paula Fiore, responsável pelo Projeto “Nas Ondas da Leitura”, onde cada sala desenvolveu um tema: brincadeiras, trovas infantis, trava-línguas, parlendas e músicas folclóricas. Foi uma bela apresentação, onde os alunos particFolclore - Esther 1iparam com muito alegria, desenvoltura e entusiasmo.

Finalizando, na sexta-feira, realizamos a “3ª Manhã do Folclore”, com os alunos dos 6º aos 9º anos. A semana foi agitada, com ensaios, confecção dos trabalhos manuais e preparação das comidas típicas. Vale ressaltar algumas atividades: peça teatral “Encontro Fantástico” dos diversos personagens do nosso folclore; exposição do trabalho desenvolvido em sala de aula “Painel de Plantas Medicinais”; “Coral das Cantigas Folclóricas”; dança “Forró”; apresentação de “Trava-línguas”; dança “Escravo de Jó”, com acompanhamento musical; degustação de “Comidas Típicas”; confecção e exposição de “Pipas”; dança “Peixinhos do Mar”; “Exposição” dos trabalhos realizados sobre o tema; “exposição de Maquetes” também sobre o tema; “Quadrilha Brega”. Foi uma manhã agraciada, onde o envolvimento de todos vem a fortalecer a importância do trabalho coletivo e o resgate da cultura popular brasileira.

EMEB PROF.  ALZIRA ACRA DE ALMEIDA

Folclore Alzira 1 Foclore Alzira

O I Festival Folclórico da Escola Alzira Acra foi promovido pelas professoras de Arte e as demais professoras das classes no mês de agosto.

Tudo foi preparado com muita motivação e houve um aprendizado nos eixos previstos na área de Arte: artes plásticas, teatro, música e dança.

Sucesso total!!!

EMEB -CC – JOSE VIRGÍLIO BRAGHETTO

Folclore Virgilio Folclore Virgilio (2)Resgatando as brincadeiras de criança, no mês de agosto a EMEB -CC – Jose Virgílio Braghetto, promoveu a tarde da pipa, onde as crianças do PRÉ I soltaram  pipas na pracinha ao lado da Escola. Isso ocorreu após um trabalho de conscientização da brincadeira e os perigos que ela pode proporcionar.

Houve também a explanação das telas de Portinari: Meninos Soltando Pipas ( 1947), Soltando Pipas (1953), entre outras.

EMEB ANSELMO TESTA

Folclore 3 - Ansel Folclore 2  - Ansel

Nos dias 26 a 28 de agosto a EMEB Anselmo Testa comemorou o Folclore Brasileiro com grande festividade.

No dia 26 fizemos várias brincadeiras e jogos típicos, como Bugalha, Escravo de Jó, Amarelinha, Cantigas de Roda, Pião, dança com o Boi Bumbá dentre outros. Tivemos uma grande participação dos pais que ajudaram a escola e seus filhos confeccionando conjuntos de Bugalhas e as pipas também.

No dia 27 foi o dia de soltar pipa. Uma mais linda que a outra e cada uma com seu estilo!

E, para finalizar a nossa semana de comemoração, no dia 28 fizemos o encerramento com comidas e bebidas típicas do Folclore Brasileiro, como bolo de milho, broa de fubá, pão de queijo, biscoito, pé-de-moleque, paçoca, suco de capim santo com laranja e limão, e ainda com a participação das famílias!

Desta forma, encerramos a comemoração do Folclore Brasileiro na escola Anselmo Testa que foi muito interessante e produtiva para todos os envolvidos! As crianças apreciaram a festividade com muito aprendizado!