CRECHE MUNICIPAL Dª EPHIGÊNIA MACHADO GASPAR GOMES

Endereço: Rua Tercilia Fiori Figueiredo, 580, Jardim Simara.

Histórico: a CRECHE MUNICIPAL Dª EPHIGÊNIA MACHADO GASPAR GOMES foi fundada na data de Julho de 1987, sob a gestão do prefeito Geraldo Marinheiro, a partir de um convênio realizado entre a Prefeitura Municipal de Batatais e a Campanha de Desenvolvimento Habitacional do estado de São Paulo, que nesta época era governado por Orestes Quércia.

A creche recebeu o nome de Ephigênia Machado Gaspar Gomes que era a esposa de Dr. Alberto Gaspar Gomes, prefeito da cidade na data de 1952 à 1955 e de 1960 à 1963. A então ex-primeira dama teria se dedicado ao desenvolvimento de atividades sociais na cidade, principalmente no que refere a proteção da infância.

No ano de 1992 e também 2002, a creche passou por uma ampliação. No ano de 2009 houve uma nova ampliação que contemplou também a construção de outra sala de recepção e secretaria, além de almoxarifado, depósito para alimentos e um banheiro para funcionários. Um novo piso foi colocado, o pátio também foi forrado e  a pintura deixou o ambiente mais receptivo e acolhedor. Durante a reforma do prédio, a creche reduziu seu atendimento, sendo contempladas apenas 30 crianças, devido ao espaço destinado a seu funcionamento ser pequeno. A creche neste período funcionou em conjunto com a Creche Prof. Eni Semieli Prisantelli no Bairro Semieli, permanecendo neste local de Fevereiro a Abril de 2009, quando retornou ao prédio reformado.

A comunidade ao qual a creche atende compreende bairros residenciais como Parque Residencial Simara, Parque Residencial Santa Rita e Jardim Santa Luzia.

As famílias se destacam com vínculos empregatícios ligados a Usina de Batatais,  comércio, agricultura e outros.

A creche se localiza em bairro residencial, intitulado de Parque Residencial Simara. No bairro há duas escolas municipais que atende educação infantil e ensino fundamental. Também há uma unidade básica de saúde e uma igreja católica com o nome de Paróquia Santa Rita de Cássia. Ao lado da creche tem um campo de futebol onde profissionais  desenvolvem atividades esportivas, voltada ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao futebol, trabalhando com crianças e adolescentes.

ATENDIMENTO:

Estamos atendendo 72 crianças