Creche Municipal Maria Apparecida de Andrade Freiria

Endereço: Travessa Andréa Martins de Moura s/nº, no bairro Alto da Bela Vista

Histórico: A Instituição Municipal De Educação Infantil Maria Apparecida De Andrade Freiria foi fundada em Novembro de 1988, sob a gestão do prefeito Geraldo Marinheiro, a partir de um convênio realizado entre a Prefeitura Municipal de Batatais e a Campanha de Desenvolvimento Habitacional do Estado de São Paulo, que nesta época era governado por Orestes Quércia.

A instituição recebeu o nome de MARIA APPARECIDA DE ANDRADE FREIRIA por motivo de homenagem dirigida à viúva do ex prefeito José Olimpio Freiria. Maria Apparecida nasceu em Penápolis, mudou-se para Batatais ainda criança com apenas cinco anos, seus pais vieram a trabalho, aqui cresceu, constituiu família e se identificou muito com a cidade por ser pequena, calma e de interior. De família hospitaleira, a matriarca Maria Apparecida assim permanece até os dias de hoje com seus 92 anos.

A Unidade foi inaugurada com a finalidade de oferecer atendimento de caráter social a famílias carentes para que as crianças recebessem abrigo, alimentação e cuidados físicos gerais para que suas mães pudessem trabalhar asseguradas da segurança de seus filhos.
O prédio possui arquitetura própria dos anos 80, passou por alguns reparos de manutenção, mantendo a mesma estrutura física de antes.
A comunidade é atendida pela instituição na qual se localiza no bairro do Alto da Bela Vista, fica ao lado de uma praça e próximo a vários pontos industriais e/ou comerciais como Serralherias, Empresa de Terraplanagem, Auto Elétrica, Mercearias, Padarias, Fundições e Loja de Implementos Agrícolas. Há também nas proximidades casas residenciais e Chácaras.

Em 1988 época em que se deu início às atividades desta Instituição, a região em que está inserida era pouco povoada com ruas de terra entre outras características semelhantes às de zona rural, o que explica atualmente a paisagem aos arredores. Paralelo à Instituição também se localiza a Rodovia Cândido Portinari sentido cidade de Franca. Os bairros que junto ao Alto da Bela Vista compõem esta região são: Castelo onde se localiza a Estação Cultura – Museu e Biblioteca Municipais, São José e os novos bairros Jardim Mariana I, II e Jardim Elena.

O fato de possuirmos uma praça e uma chácara como vizinhas e a Estação Cultura nas proximidades nos propiciam uma exploração mais rica do espaço e interação das crianças com os mesmos ampliando as possibilidades de ensino com o concreto.