Creche Municipal Dr. Péricles de Figueiredo Mendes

Endereço: Rua: Franca, S/N. – Bairro: Vila Cruzeiro. Tel: (16) 3662-2982
Histórico: A Creche Dr. Péricles de Figueiredo Mendes foi fundada em novembro de 1988, no governo estadual de Orestes Quércia e no governo municipal de Geraldo Marinheiro, onde na época respondia diretamente pela secretaria da educação a Professora Sônia Francischini Prometti.

É apadrinhada com o nome de Dr. Péricles de Figueiredo Mendes, ex-prefeito do município de Batatais e que por consequência de sua profissão de dentista, pôde conhecer bem a realidade do bairro onde a creche se localiza. Hoje a creche atende na Educação Infantil, um total de 60 crianças em período integral, com as idades de 02 e 03 anos, que corresponde aos Maternais I e II.

A comunidade a qual a creche atende compreende bairros residenciais como Alto do Cruzeiro, Vila Maria, Riachuelo, Castelo e Alto da Bela Vista. A creche se localiza em bairro residencial, intitulado de Alto do Cruzeiro, devido à localização de um Cruzeiro em uma praça, à beira da Rodovia Cândido Portinari. No bairro há uma escola municipal que atende educação infantil e educação fundamental desde pré-escolar até 5ºano (Escola Municipal Célia Bueno de Albuquerque).

Tem um Centro Comunitário, intitulado de Dr. Jorge Nazar, que foi prefeito da cidade de Batatais. Este Centro Comunitário oferece todas as quartas-feiras refeições (sopa) para a população mais carente do referido bairro. Neste bairro ainda se encontra uma emissora de Rádio e TV, intitulada Rádio e TV Educadora, que é transmitida para mais de duzentas cidades do interior de São Paulo e para o Estado de Goiás. Também há uma Unidade Básica de Saúde (Dr. José Vinícius de Figueiredo Moura), duas igrejas católicas com o nome de Santo Reis e Capela de Nossa Senhora da Aparecida, onde no mês de janeiro é oferecida uma quermesse referente a Folias de Reis e em agosto referente ao mês do Folclore. Abrange um Centro de Lazer, para a realização de Esportes, onde tem um ginásio, denominado Marinheirão que também é destinado ao Programa de diversas modalidades de esporte e um Centro de Eventos para a realização de Festas diversas (Festa do Peão, Festa do Leite, dentre outras).

Na vizinhança, ocorrem também à existência de várias empresas de costura industrial, fabricação de álbuns fotográficos, fundição e fabricação de maquinários agrícolas, onde as próprias mães que tem seus filhos atendidos na creche trabalham. A população atendida é bem carente, porém bem participativa em relação ao bom atendimento de seus filhos. Nas imediações, há também um grande supermercado e pequenas mercearias, inclusive uma delas se localiza em frente à creche. Localizamos muitas lojas de roupas, materiais de construção, panificadoras, papelarias, locadoras, bares e institutos para cuidados com cabelos.
Segundo dados obtidos pela unidade básica de saúde, a região possui um população jovem, com muitas crianças, e uma população idosa ativa, que trabalha e desenvolvem esportes e lazer, inclusive atividades junto ao Grupo Municipal da Terceira Idade.

Através da etnografia realizada na creche, junto às famílias atendidas, destacamos que a creche atende 60 crianças, onde 31 são brancas, 21 são pardas e 08 são negras. Referente à religiosidade e 70 % das famílias são católicas e 20% evangélicos e 10% não quiseram opinar.
Quanto à renda mensal, há 20 famílias que se caracterizam por terem uma renda mensal equivalente a menos de 01 salário mínimo, 25 famílias com renda mensal equivalente até 05 salários mínimos e 15 famílias com renda mensal entre 03 a 05 salários mínimos.
Um outro dado coletado trouxe as colocações dos pais quanto ao meio de transporte utilizado pela família para conduzir a criança à creche. A maioria das famílias leva e busca as crianças sem utilização de meios de transportes contra uma média de 35 famílias que utilizam carro e 15 que utilizam o transporte escolar privado. A bicicleta também foi mencionada como meio de transporte por 10 famílias.

A creche atendeu nos últimos 03 anos uma média de 70 crianças. Em 2014, a creche atendeu 54 crianças, não havendo lista de espera. Já este ano de 2015, estão atendendo um total de 60 crianças, devido a reforma e ampliação ocorrida no ano de 2014. Até o momento não temos lista de espera. O fato desta expressiva diminuição no número de crianças é que as salas referentes ao Pré II e Pré I foram transferidos no final do ano de 2012, para a Escola Célia Bueno, e a creche em 2014 passou por reformas onde as crianças foram atendidas na Creche Caic. Em agosto de 2014, a mesma voltou ao seu atendimento normal no Bairro da Vila Cruzeiro