EMEB PROFº PAULO ROBERTO FAGGIONI

Endereço: Rua Profº Leandro Cavalcanti Guimarães Jr. s/n, Batatais, SP.
Fone: 3662 – 9591

Histórico: A EMEB Profº Paulo Roberto Faggioni, situada no bairro Jardim Simara, na rua Leandro Cavalcanti Silva Guimarães Junior, s/nº Batatais SP, é mantida pela Secretaria Municipal de Educação, pertencendo assim ao Rede Municipal de Educação, fundamentada na constituição vigente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, e outros dispositivos legais, respeitadas as diretrizes legais aqui estabelecidas.
A escola foi inaugurada em 14 de março de 1988, sendo a primeira Escola Municipal de Batatais atendendo o Ensino Fundamental. A primeira ampliação e reforma da escola ocorreu em março de 1992, e a segunda reforma e colocação do parque infantil, em março de 2007.
Hoje a escola possui atendimento de Educação Infantil Pré-escola, com 10 classes com capacidade para 24 alunos, funcionando os dois turnos, sendo no matutino Pré II, 5 anos e vespertino Pré I, 4 anos.
O trabalho pedagógico está organizado de acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil dividido em dois eixos temáticos, Formação Pessoal e Social ( desenvolvimento da Identidade e autonomia) e Conhecimento de Mundo (favorece a construção de diferentes linguagens nas áreas de Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática)
Todo conhecimento está estruturado na comunidade a qual está inserida a escola, e no diagnóstico sócio-econômico-cultural, para que o conteúdo a ser trabalhado seja oriundo do contexto, pela visão de homem, sociedade e educação ao longo da história.
A base teórica descrita na Proposta Pedagógica da escola busca subsídios no Plano Municipal de Educação que por sua vez, está embasado nas contribuições sócio interacionista/ construtivista, sempre considerando o desenvolvimento, aprendizagem, formação de conceitos, desenvolvimento cognitivo, linguístico, sócio- emocionais e psicomotor.
Importante salientar que todo o trabalho é realizado de forma lúdica e prazerosa, no dia a dia os alunos podem brincar e aprender através dos projetos culturais interdisciplinares, Educação Sensorial, Horta e Culinária, Prazer em Ler e Diversidade.
A escola possui um pequeno acervo de livros por sala, e os demais equipamentos são de uso coletivo, TV, DVD, Impressora, Aparelho de som, Projetor multimídia (datashow) e acesso a internet banda larga.
Sobre a infraestrutura, possui água filtrada pela rede pública, energia elétrica, rede de esgoto, coleta de lixo periódica.
As dependências da escola conta com 5 salas de aula, cozinha, parque infantil, banheiro masculino feminino e adaptado, sala de coordenação, refeitório, despensa, pátio coberto, pátio descoberto e área verde.
É tradição da escola realizar o encerramento do ano letivo com um festival pedagógico, que envolve música, arte e dança, demonstrando todo o perfil da escola de valorização da convivência interpessoal e conquistas na efetivação da aprendizagem significativa.