EMEB PARQUE RESIDENCIAL JARDIM ANSELMO TESTA


Endereço: Raimundo Justiniano de Oliveira número 120 – Bairro Anselmo Testa

Histórico: A EMEB Parque Residencial Jardim Anselmo Testa, funciona no prédio pertencente ao Centro Comunitário do bairro Anselmo Testa, entregue à comunidade na época da construção das casas do Bairro com algumas reformas e modificações necessárias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico ora realizado. O bairro cujo nome Parque Residencial Jardim Anselmo Testa, mais conhecido como COHAB, é um conjunto habitacional criado para atender a necessidade de moradia de 423 famílias. As casas foram entregues em 1978, porém sem muita infraestrutura. Na ocasião da entrega o bairro não contava com asfalto nas ruas e outras melhorias que acabavam por dificultar a vida dos moradores. Sentiu-se logo a necessidade de uma escola que atendesse a demanda no Ensino Infantil, já que a Pré-Escola tornava-se de responsabilidade da administração municipal e, em muitos bairros os Centros Comunitários estavam sendo usados para este fim, decidiu-se também aí ocupar o prédio destinado ao Centro Comunitário do bairro. Na época o local contava com 03 salas, banheiro e cozinha e, ali foi instalada a escola com funcionários da prefeitura. Funcionou até os anos 80/81, quando por conta de um temporal teve suas dependências praticamente destruídas, ficando sem condições de uso.
As crianças foram então acolhidas pelo Centro Comunitário da Vila Lídia, bairro vizinho ao Jardim Anselmo Testa, para dar continuidade ao trabalho. Por lá permaneceram até que se reformasse o local danificado. Em 12/11/1982, terminada a reforma, o prédio foi inaugurado pelo então Prefeito Antonio Claret Dal Picolo. Contava agora, além das partes refeitas, com um salão e outra melhorias, como duas salas, juntas a esse salão, uma quadra com arquibancada, 02 vestiários com banheiros e parquinho. Essas dependências permanecem até os dias de hoje.

CARACTERÍSTICAS E LOCALIZAÇÃO:
A escola instalada à Rua Raimundo Justiniano de Oliveira número 120 – Bairro Anselmo Testa, conta com 02 salas de aula bem amplas (construídas após a reforma) e 02 de menores proporções, uma cozinha, uma sala para coordenação que também é utilizado como almoxarifado, banheiros (01 feminino e 01 masculino), uma quadra sem cobertura e parquinho (ambos usados pela comunidade, inclusive no período de aula e finais de semana). A comunidade atendida pela EMEB, além de ser crianças advindas de famílias que residem no bairro Jardim Anselmo, atende também as de outros bairros próximos como São Francisco, Francisco Pupim, Jardim Nova Alvorada, Nossa Senhora Auxiliadora, Jorge Nazar, Joaquim Marinheiro,  entre  outros.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
A Proposta Pedagógica da EMEB Parque Residencial Jardim Anselmo Testa, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, a escola formula seu Projeto Político Pedagógico voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade.
A metodologia adotada está baseada na proposta sócio-construtivista cujo objetivo é levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro. Desta forma, ampliando sua capacidade de descoberta e construção de conhecimentos, as crianças vão penetrando de modo consciente na dinâmica da vida e se constituindo, como sujeitos históricos, críticos e participativos. As atividades são programadas de forma a inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela instituição, envolvendo a família e a comunidade.

A ESCOLA VISA:
Ser resultado da reflexão e da discussão de toda a comunidade escolar.

  • Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores.
  • Se adaptar sempre que houver mudanças no público, na realidade da comunidade, e com isso, nos objetivos do ensino.
  • Realizar um atendimento voltado ao respeito à criança e aos seus direitos fundamentais.
  • Desenvolver ações que contemplem o cuidar e o educar de forma indissociável, viabilizando os fundamentos da Educação Infantil.
  • Favorecer a realização de ações que contemplem a participação da família junto à escola no que se refere à proposta educacional da instituição.
  • Ter sempre uma perspectiva educacional de atendimento junto à criança.

METAS DA ESCOLA

  • Possibilitar e valorizar o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos (cognitivo, social, afetivo e psíquico), respeitando suas peculiaridades e necessidades. Trabalhar a inclusão e diversidades culturais.
  • Trabalhar junto às famílias e comunidade proporcionando informações e momentos de reflexão sobre o verdadeiro sentido da “Educação”, entendido como preparação para a vida através de reuniões/palestras periódicas com professoras, coordenadoras, psicólogos, assistentes sociais e/ou outros profissionais de áreas afins.

PROJETOS:
A EMEB Anselmo Testa acredita na necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de Projetos de Trabalho. São eles:
1 – Prazer em Ler: os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores.
2 – Educação para o Trânsito: tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.
3 – Educação Alimentar e Nutricional: que tem como objetivo conscientizar os alunos a entender a importância de hábitos alimentares e o valor que os alimentos têm para a nossa saúde e qualidade de vida.
4 – Educação Ambiental: esse projeto conta também com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente (APAE Rural e o BATEA), os quais nos disponibilizam o espaço, os profissionais capacitados para nos ajudar no desenvolvimento do mesmo, somado ao trabalho dos nossos professores em abranger todo o conteúdo durante as aulas.
5 – Educação Diversidade/Africanidade: Lei n° 10.639/03 tem o objetivo de objetivo incentivar os alunos sobre a importância das contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro valorizando a cultura, dentro do ambiente escolar e também na sociedade.
6 – Projeto DJ na Escola: o projeto surgiu a partir de uma reflexão sobre a necessidade do fazer musical com os alunos de uma forma mais lúdica e prazerosa, além do que já é trabalhado no currículo em sala de aula.
Diferentes ritmos, compassos e estilos de músicas são trabalhados usando instrumentos musicais, a expressão corporal, sons com o próprio corpo, dentre outros. Alternadamente, nos ensaios e nas apresentações, são elencados alguns alunos que ministram e organizam os ensaios, e por isso, são chamados de DJs (Disc Jockey) que é um artista que seleciona e toca as mais diferentes composições e ritmos musicais. Deste modo, originando o nome do projeto.
Esse projeto, além de toda a equipe escolar, também conta com a participação ativa dos pais que nos ajudam na escolha dos ritmos, bem como nos ensaios e nas apresentações dos alunos dos Prés I e II. Tem o objetivo de fazer com que a criança descubra o seu corpo como elemento criador de música, torná-la uma fonte lúdica e criativa para expressão de sentimentos, comunicando-se através dele, através dos instrumentos musicais, bem como valorizar a música como instrumento socializador, por meio da experimentação e do improviso.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou? Se inscreva e compartilhe!

YouTube