Formação continuada do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Set - form 1
Nos dias 30 de setembro e 01 e 02 de outubro participaram na UFSCAR, São Carlos, as orientadoras de estudos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Heliana Faccini e Rosângela Parpinelli Marinelli participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Nessa formação abordou a integração entre os componentes curriculares nos anos inicias com discussões teóricas, sugestões de práticas e relatos de experiências com objetivo de oferecer aos professores possibilidades de trabalhar conteúdos ligados às Ciências da Natureza, considerando diferentes contextos da Alfabetização Científica.  Ressaltou os significados de Alfabetização Científica; a prática de professores no ensino de Set - formCiências Naturais no Ciclo de Alfabetização; a caracterização do “fazer Ciência”, seu percurso histórico e sua importância nos diferentes espaços de educação; a experimentação como forma de conhecer e fazer Ciência; as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade; as diferentes linguagens na Alfabetização Científica.

Após o aprendizado, as orientadores de estudos organizam encontros de formação com as 56 professoras alfabetizadoras (1.º ao 3.º anos) da rede municipal de educação com objetivo de promover discussões e reflexões pedagógicas para sucesso de ensino e aprendizagem.