Seminário do PACTO nas escolas municipais
Nos dias 07 e 08 de dezembro, em todas as escolas municipais, ocorreu a apresentação do 3º Seminário do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa de Batatais.
O seminário municipal teve por objetivo fomentar o trabalho pedagógico realizado pelas professoras alfabetizadoras ao longo do processo de formação desenvolvido em conjunto com as orientadoras de estudos do Pacto.
As professoras alfabetizadoras puderam socializar o conhecimento adquirido durante a formação do PACTO, da qual participaram nos últimos 3 anos (2013 – Alfabetização e Letramento / 2014 – Alfabetização Matemática / 2015 – Interdisciplinaridade).
Na avaliação das professoras, o aprendizado dos alunos melhorou consideravelmente, com a aplicação de práticas de ensino mais lúdicas e significativas, tornando as salas de aula mais atrativas e estimulantes à alfabetização. Destacaram que o ensinar não se restringe ao letramento, pois inclui também a transmissão de valores morais, sociais e culturais, no intuito de formar cidadãos.
Houve também uma exposição de trabalhos realizados com os alunos que puderam ilustrar, e muito, o aprendizado de professores e alunos.
“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.” Guimarães Rosa
O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos municipal, estadual e federal, mais o Distrito Federal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao PNAIC, os governos se comprometem a:
– alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática;
– realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
– no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.