Secretaria Municipal da Educação participa de formação sobre programas governamentais

PARA Secretaria Municipal de Educação e Cultura representada pela secretária Adriane Emily Moura e pelo prof. Victor Hugo Junqueira estiveram na cidade de Bauru-SP no dia 11 de abril participando de uma oficina de formação sobre dois programas desenvolvidos pelo Governo Federal:  o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Plano de Ações Articuladas (PAR).

O Programa Nacional de Alimentação Escolar transfere recursos para estados e municípios para aquisição de merenda escolar. Desde a publicação da Lei 11.947 de 2009 do total dos recursos financeiros repassados pelo programa no mínimo 30% devem ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

No formação, a técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Marcília Oliveira ressaltou os avanços na política de alimentação escolar e prestou orientações técnicas aos municípios sobre as formas de aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Em Batatais são fornecidas diariamente cerca de 11 mil refeições para alunos das escolas municipais, estaduais e conveniadas (Eurípedes Barsanulfo, Creche Menino Jesus, Creche Samaritanos e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Batatais – APAE ). Nesse sentido, a oficina foi importante para atualizar informações e trocar experiências sobre a gestão da merenda escolar.

A segunda formação foi sobre o Programa de Ações Articuladas (PAR) que nos últimos anos se consolidou como um instrumento eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo no que se refere a obtenção de apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação.

Neste novo ciclo do programa que abrangerá o período de 2016 a 2019 o PAR estará vinculado as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação, visando concretizar as estratégias estabelecidas para a educação do município nos próximos 10 anos.

As duas formações foram realizadas pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). A Secretária Municipal de Educação Adriane Emily Moura destacou a importância de participar dessas formações como forma de aprimorar o conhecimento sobre formas de gestão e obter novos recursos para a educação do município.