XII Fórum Permanente de Educação é realizado em Batatais

Entre os dias 25 e 27 de julho a Secretaria Municipal de Educação promoveu o XII Fórum Municipal de Educação visando à formação continuada para os professores, gestores e educadores de creche da rede municipal. Além disso, o evento contou com a participação de profissionais da rede estadual de educação, entidades conveniadas e de escolas particulares.

Neste ano o evento foi elaborado pensando em oferecer subsídios a prática docente, tanto no que se refere a complexidade das relações humanas, como na mobilização do interesse no ambiente escolar. Para tanto, foram realizadas palestras direcionadas a todos profissionais da educação e oficinas para educadores de creche, gestores e profissionais do Centro Educacional de Apoio e Desenvolvimento Profissional (CEDAP).

As palestras foram realizadas no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, sempre antecedidas por uma apresentação dos alunos da rede municipal. No dia 25/07 na abertura do evento os alunos da EMEB Padre Benito apresentaram a música Aquarela de Vinicius de Moraes em Libras, em seguida o Prof. Marcus Garcia proferiu a palestra a “A complexidade das relações humanas no ambiente escolar e o desafio da gestão neste ambiente”.

No segundo dia de Fórum os alunos da EMEB Esther Vianna Bologna abriram o evento com a Dança da Saia e ocorreu a palestra com o Prof. Celso Vasconcellos, que tratou do tema “A questão do interesse e da mobilização – desafios e perspectivas contemporâneas”.  Para fechar o evento no dia 27/07 os alunos da EMEB Anna Bonagura apresentaram a música Penerô Xerem de Luiz Gonzaga e o palestrante Prof. Leo Fraiman tratou da questão “Como ensinar bem às crianças e adolescentes de hoje”.

Já as oficinas tiveram como temas: “a liderança e a função da equipe gestora” ministrada pela Profº Silvana de Lucca, “a importância de contar histórias: o desenvolvimento da linguagem e da imaginação através de fábulas e contos e fadas” desenvolvida pela Profº Fernanda Lins e a oficina “Ciranda da Matemática: conceitos e brincadeiras” ministrada pela Prof° Silvana de Lucca.

A Secretária Municipal de Educação Adriane Emily Moura ressaltou a importância do evento para a formação continuada e para estimular os profissionais diretamente ligados ao ensino para o trabalho a ser desenvolvido no segundo semestre.  “Estamos muito satisfeitos em realizar o XII Fórum de Educação, com palestras e oficinas que contribuem para a prática docente, levando-nos a refletir sobre a nossa própria ação, e a partir disso, agir de forma a favorecer a aprendizagem dos alunos, ou seja, trata-se um movimento ação-reflexão-ação visando a melhoria da educação no município” ressaltou a secretária Adriane Emily Moura.

As aulas na rede municipal de Educação retornaram no dia 28 de julho e a Secretária aproveitou o ensejo para desejar aos professores e alunos um feliz e produtivo segundo semestre letivo.