Secretaria Municipal de Educação participou do Seminário “A Gestão da Educação Municipal em Rede”

A Secretária Municipal de Educação Adriane Emily Moura, acompanhada dos técnicos da Secretaria de Educação e da Secretaria de Finanças participou no dia 31 de janeiro em São Paulo do Seminário “A gestão da Educação municipal em rede”. O evento realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) abordou os desafios da   gestão educacional nos 100 primeiros dias de governo e das políticas nacionais de educação.

A mesa de abertura do Seminário, no período da manhã, contou a participação da secretária executiva do Ministério de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; da presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) Maria Inês Fini, do diretor de Gestão e Articulação de Projetos Educacionais do FNDE, Leandro Damy; do secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares; do secretário estadual de Educação de São Paulo, José Renato Nalini; e de Marcos Silva Osório, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino.

Entre os assuntos tratados estiveram na pauta a Base Nacional Curricular Comum, o Plano de Ação Articulada (PAR), o piso salarial nacional dos professores, as avaliações educacionais e os programas educacionais do Ministério da Educação voltados a formação de professores, alfabetização, planos de carreira e monitoramento dos planos municipais de educação.

No período da tarde, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação participaram de oficinas para orientação do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Novo Mais Educação, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Censo Escolar, Avaliação Educacional . No mesmo período o técnico da Secretaria de Finanças participou da oficina sobre Prestação de Contas e Aplicação de recursos na Educação.

A Secretária Municipal de Educação Adriane Emily Moura destacou a importância e a riqueza do evento para o planejamento das ações, para a capitação de recursos financeiros e organização dos processos pedagógicos da educação municipal.