Literatura Infantil é estimulada desde as creches na Rede Municipal de Educação

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a sua formação ouvir muitas e muitas histórias, pois através dos livros e contos infantis ela aprende a ouvir, contar e recontar.

Sabendo disso, as crianças da rede municipal de Educação, desde a creche, são estimuladas a desenvolver a linguagem e a socialização por meio de contação de histórias de forma lúdica e interativa.

Na Creche Municipal Profª Laurinda Marques Riul, por exemplo, em um dos trabalhos realizados esta semana pela educadora Fátima Moroti,  utilizando o livro “A surpresa do Dino”, na qual após a leitura, os alunos realizaram a pintura e  a confecção de dinossauros de bexiga na cor verde, objetivando estabelecer a relação entre o imaginário e o concreto.

Segundo a educadora, o tema escolhido partiu do interesse de um aluno com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e a atividade planejada de acessibilidade curricular oportunizou a participação de todos.

A Secretaria de Educação explica que a exemplo dessa experiência enriquecedora, o estimulo a leitura é realizado diariamente nas creches municipais, como forma de propiciar o desenvolvimento integral de todas as crianças.