Escola Municipal Esther Vianna Bologna promove atividades pedagógicas e culturais que incentivam o protagonismo juvenil

A escola municipal Esther Vianna Bologna, localizada no bairro Antônio Romagnoli, atende cerca de 600 alunos nos períodos da manhã e da tarde.  Além disso, é a única escola da rede municipal que atende os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), ou seja, é a única que atende crianças e adolescentes na faixa de 11 a 14 anos.

Nesse sentido, visando garantir os direitos de aprendizagem para os alunos que estão no início de em uma fase de importantes mudanças físicas, psicológicas e sociais que marcam a passagem da infância para a idade adulta, a escola tem procurado realizar atividades que envolvam o protagonismo juvenil, a valorização da cultura e da identidade, fortalecendo a participação dos alunos no processo educacional.

Para isso, toda a comunidade escolar (gestores, professores, pais e alunos) promoveram e participaram de diversas atividades neste primeiro semestre letivo, entre as quais: o Arraiá Junino, a Semana do Hip Hop e a Copa do Esther.

Na semana do Hip Hop foi realizado bate papo com os alunos sobre Mulheres da Cultura Hip Hop e Empoderamento Feminino. Uma necessidade de mostrar o lado forte feminino dentro da cultura, combater o machismo através da conscientização e também incentivar as mulheres a ocupar cada vez mais os lugares sonhados.

O objetivo da atividade foi utilizar o Hip Hop como ferramenta de conscientização através da informação, principalmente para crianças e adolescentes da periferia. Trabalhar a melhora da auto-estima, a preservação, disseminação e valorização das culturas e artistas periféricos. Proporcionar lazer, atividade física e cultural, incentivando crianças, jovens e a comunidade

a inserir atividades culturais no seu dia a dia.

Outra ação realizada pela escola foi o Arraiá Junino, na qual foi realizado uma grande quermesse, com apresentações de danças, brincadeiras, brinquedos, barracas

de comidas e bebidas. Para aquecer o coração dos participantes e poder ver toda a comunidade envolvida, vários binguinhos foram cantados, com premiações para todos os gostos e idade.

O Arraiá contou com grande participação da comunidade e cumpriu com o objetivo de incentivar a aproximação entre as famílias e a escola.

E já nas últimas semanas de aula, devido ao interesse generalizado pelo acontecimento da Copa do Mundo e atendendo ao interesse educacional de vincular a aprendizagem a elementos significativos foi realizado “A Copa do Esther”.

A atividade reuniu alunos e professores em atividades e jogos que abrangiam conhecimentos gerais e específicos sobre o evento mundial, assim como  a promoção do conhecimento e a reflexão sobre a participação do Brasil nas Copas do Mundo e seu impacto histórico-cultural do provo brasileiro. Acrescenta-se ainda, a realização do interclasse como atividade conjunta a este contexto.

O momento foi uma reunião de descontração, envolvimento, aprendizagem e espírito de equipe entre alunos, funcionários e professores que resumiram a ação como “diversão e conhecimento estimulando o protagonismo juvenil”.

O Protagonismo Juvenil também ocorreu na ação da diretoria do Grêmio Estudantil, que ciente da carência de algumas famílias, bem como das instituições de atendimento do município, se propôs a fazer diferença na vida de algumas pessoas, arrecadando gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal pelos bairros próximos à escola e junto aos alunos que quiseram realizar doações.

Desse modo, os alunos exerceram a cidadania, desenvolveram autonomia e senso crítico e principalmente aturam para articular pessoas e ações que em conjunto, podem fazer a diferença para uma sociedade mais justa e igualitária.

Os alimentos arrecadados foram destinados a algumas famílias da própria escola que estavam com dificuldades financeira e para a entidade Casa da Divina Misericórdia, que realiza um importante trabalho social no município.