Alunos da Rede municipal tem aulas de Jogos Matemáticos

Neste ano de 2019, a Secretaria Municipal de Educação incluiu na matriz curricular a disciplina Jogos Matemáticos, que passou a ser um componente curricular obrigatório para as turmas dos 3º anos do Ensino Fundamental.

De acordo com a Secretaria de Educação a disciplina visa assegurar o desenvolvimento da capacidade de lidar com informações e criar significados culturais para os conceitos matemáticos através de jogos; a capacidade de construir estratégias para solução de situações-problema vividas em seu dia-a-dia; desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o senso cooperativo e instigar o pensamento independente e a habilidade de resolver problemas.

Para isso, a disciplina integra o Projeto Remar/ UFSCar como instrumento para o desenvolvimento das habilidades previstas neste componente curricular.

O Projeto REMAR é desenvolvida pelo Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA) a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que permite a criação e reuso de jogos educacionais abertos.

Segundo a professora Fabiana Nazar que coordena as atividades do REMAR na rede municipal “as aulas de Jogos Matemáticos contam com um professor responsável que ministra as aulas semanalmente e devem participar de reuniões para formação, realizadas pela Secretaria Municipal de Educação para promover sua integração e articulação com as atividades dos demais professores em sala de aula”.

Para ela, o uso de recursos tecnológicos é um instrumento fundamental para a aquisição de conhecimentos matemáticos, permitido desenvolver o raciocínio e a criatividade de forma lúdica e interativa.