Saúde Mental no ambiente de trabalho é tema de palestra para profissionais da Educação

A Secretaria Municipal de Educação tem promovido palestras sobre a questão da importância do cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho. O objetivo desse trabalho é contribuir para a qualidade de vida dos profissionais da educação e melhorar as relações interpessoais nas creches e escolas municipais.

As palestras estão sendo realizadas pela Professora Doutora Camila Maria Severi Martins Monteverde, que é coordenadora do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Claretiano.

Segundo o Secretário de Educação já participaram da formação os professores da EMEB Esther Vianna Bologna (23/04) e um

grupo de Educadoras de Creches (20/05). No dia 03 de junho haverá formação para um segundo grupo de Educadoras de Creche, e no segundo semestre haverá formação para os demais funcionários e professores.

Na palestra a Profª Drª Camila Monteverde aborda um histórico da saúde mental, a diferença entre tristeza e depressão, a importância de cuidar da saúde mental e apresenta sugestões de como cuidar da saúde mental na vida particular e no ambiente de trabalho.

O Secretário de Educação explica que esta ação está delineada no Plano Municipal de Educação, como uma estratégia da meta referente à valorização profissional. De acordo com ele, a avaliação dessa formação tem sido muito positiva, mostrando a necessidade e a importância de iniciativas que pensem na qualidade de vida dos profissionais da rede municipal, que diariamente cuidam e educam das nossas crianças, jovens e adultos.