EMEB “PADRE BENITO DE U. ERBASTRAIN”


Endereço: Avenida das Andorinhas, 229, Altino Arantes. Fone: 3761-5634//3662-4564
Histórico: A EMEB Padre Benito de Uriarte Erbastrain está localizada no Bairro Altino Arantes, a Avenida das Andorinhas nº229. Além de atender crianças deste bairro, recebe também alunos que residem nos bairros adjacentes: Jardim Virgínia, Dom Romeu,Cana Verde, Penholato, São Carlos, São Gabriel, Jardim Elisa, São Carlos, Claret Dal Pícolo, Bancários, Jardim Canadá, Santa Terezinha, Condomínio Vilas Espanholas e Zona Rural.
Atualmente a escola atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) com um total de 347 alunos.

Além das salas de Ensino regular, conta também com uma sala de Recursos (Atendimento Educacional Especializado) e com três turmas de reforço intensivo.
A escola possui 08 (oito) salas de aula, um pátio amplo, um pequeno refeitório, 05 (cinco) sanitários masculinos e femininos, um palco pequeno e uma caixa d’água com capacidade para 15.000 litros. A cozinha é ampla e possui equipamentos básicos incluindo um freezer, geladeira e fogão industrial. Tem uma ampla sala de professores, dois sanitários, uma secretaria, uma sala de direção e um pequeno almoxarifado. Possui também 01 (uma) sala de informática com 22 computadores e uma biblioteca com mais de 2 (dois) mil títulos de livros paradidáticos.
O prédio está necessitando de uma nova reforma/ampliação (salas de aula, banheiros para educação Infantil, almoxarifado zeladoria, entre outros), pois não há espaço físico adequado para os alunos da Educação Infantil e para a realização das atividades de reforço e projeto Escola em Cena (dança, musicalização, capoeira, entre outros) que poderiam ser oferecidos para os alunos no contra turno.
Ao lado da escola há uma quadra coberta, de uso comunitário (escola e comunidade). Esta é utilizada pela escola durante a semana, nos horários de aula e à noite e finais de semana seu uso é destinado à população do bairro.
No período da manhã, temos uma estagiária do Curso de Pedagogia, convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Batatais e CIEE e uma Auxiliar de Desenvolvimento Educacional: Cuidadora, que acompanha uma aluna na Educação Infantil.

LINHAS BÁSICAS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Atuando em um modelo educacional onde priorizamos a participação construtiva do aluno no processo de aprendizagem, o papel do professor como mediador do conhecimento e o comprometimento dos pais na educação dos seus filhos, passamos a transformar nossos alunos em protagonistas de suas próprias aprendizagens, onde o principal objetivo é capacitá-los a “aprender a aprender”.
Esta proposta trás em suas entrelinhas a preocupação com o afetivo, condição indispensável para o desenvolvimento racional (define nossos objetivos), o desenvolvimento social (interdependência – aprende a conviver com a diversidade), o desenvolvimento emocional (ligado ao impacto que nossas ações provocam aos outros) e o desenvolvimento espiritual (crença em algo que transcende o material e dá sentido à vida).
Esta preocupação também se estende aos pais, mais diretamente ao trabalho de envolvê-los em nossos projetos buscando conhecê-los cada vez mais e melhor, em seus anseios, medos e expectativas. Como proposta de trabalho com a comunidade, ressalta-se a valorização dos saberes locais – cultura, tradições características do entorno escolar.
Para tanto, fundamentamos a educação em quatro pilares:
a)Aprender a conhecer, que pressupõe estimular o espírito investigativo e visão crítica, ou seja, aprender a aprender ao longo de toda a vida;
b) Aprender a fazer, que pressupõe desenvolver a competência do saber se relacionar em grupo e saber resolver problemas;
c) Aprender a viver com os outros, que consiste em desenvolver a compreensão do outro, fortalecendo sua identidade e respeitando a dos outros;
d)Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e poder agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais.
Esta instituição de ensino se organiza pelo Regime de ciclos, visando o respeito ao ritmo e ao tempo dos discentes, valorizando o diálogo, procurando avaliar com responsabilidade o avanço e sucesso dos mesmos e da equipe como um todo.

PROJETOS:
1) PROJETO MULTICULTURAL:
– Educação Ambiental – Ano escolar responsável pelas campanhas e ações: 2º e 3º anos
Problematizações elencadas pelo grupo escolar
– Lixo (Dentro e fora da escola)/ – Lixo orgânico
– Desperdício
– Recreio (Ambiente – Comportamental) – Jogos
– Conservação do espaço escolar
– Higiene pessoal (Uso adequado do Papel higiênico e sabonete)
Ações pontuais possíveis:
– Confeccionar cestas para coleta seletiva (cada sala responsável por uma cor);
– Desenvolver equipes para orientações quanto ao uso adequado do material;
– Promover campanhas para arrecadar latas de alumínio (venda): Fundos destinados à compra de lixeiras permanentes.
-Confecção de cartazes de conscientização para o uso adequado do sabonete, papel higiênico, alimentos.
– Estudo da Arte na visualização e apreciação de obras que retratam a natureza (Arte Impressionista/ Fotografias).
– Educação para o trânsito – Ano escolar responsável pelas campanhas e ações: 4ºs anos
Problematizações elencadas pelo grupo escolar
– Trânsito/Mobilidade dentro e fora da escola
– Poluição/Mobilidade
– Respeito à sinalização (Dentro e fora da escola)
– Regras de convivência (Combinados/Tolerância)
Ações pontuais possíveis:
– Conhecer o entorno da escola (Observar as placas de sinalização, pesquisar significados, confeccionar cartazes e fazer visitas nas salas de aula com explanação);
– Confeccionar placas de sinalização para orientar o trânsito nas dependências da escola;
– Confeccionar cartazes com mensagens educativas para passeata;
– Construir maquetes utilizando a temática do trânsito de diversas formas;
– Trânsito no recreio (Atividades e jogos direcionados).
– Alimentação/nutrição saudável Ano escolar responsável pelas campanhas e ações: Educ. Infantil e 1ºs anos
Problematizações elencadas pelo grupo escolar
– Desperdício
– Benefícios da alimentação saudável
– Cuidados com a horta escolar – Parceria com a comunidade
– Malefícios de alguns alimentos (Informação nutricional)
Ações pontuais possíveis:
– Horta educativa (Plantio/Cuidados/Uso na alimentação/merenda);
– Estudo da Arte na visualização e apreciação de obras que retratam alimentos (Giuseppe Arcimboldo/ Cezanne, e outros “Natureza Morta”);
– Utilização de mídias (Filmes/ Músicas/Livros) que apresentem visualmente e por meio de histórias o desperdício, alimentação saudável, benefícios.
– Diversidade: Cultura Afro-brasileira (LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.)
Ano escolar responsável pelas campanhas e ações: 5ºs anos
Problematizações elencadas
– Lema da escola (“Faça aos outros o que quer pra si”)
– Temática Bullying
– Consciência Negra (local/regional/histórico/Formação do povo brasileiro – misturas)
Ações possíveis:
– Consciência Negra (Palestras, Contação de histórias e bate papo com especialistas – Isabel Raphael);
– Culinária e Sarau Literário com temáticas sobre a diversidade;
– Bullying: Documentários, Filmes, Pesquisas – Conscientização, Reflexões sobre o tema;
– Utilização de obras de Arte que retratem a cultura negra;
– Confecção de panfletos, apresentações de dança/música sobre o lema da escola (Projeto Gentileza).
– Estudo histórico da luta pelos direitos.

PROJETOS ESPECÍFICOS:
a ) CANTANDO E CONTANDO EMOÇÕES:
Objetivos: Despertar o sentimento de civismo; Estimular a expressividade e a criatividade; Superar de conflitos;

  1. b) ENCONTRO COM FUNCIONÁRIOS:
    Objetivos: Promover a integração entre os funcionários; Respeito às diferenças; Elevar a auto-estima; Visão clara dos direitos e deveres.
  2. c) SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
    Objetivos: Proporcionar aos alunos com necessidades educacionais especiais/deficiências, experiências e apoio pedagógico especializado, que os auxiliem a superar ou minimizar dificuldades no processo educacional e na vida diária.

d)XADREZ
Objetivos: Oferecer lazer sadio; Atenção concentração; Imaginação e antecipação; Espírito de decisão e coragem; Melhor desempenho nas disciplinas; Superação de problemas de convívio; Fortalecimento da auto – estima.

e ) APRENDENDO MAIS
Objetivos: Refletir e se apropriar do Sistema Alfabética, Evoluir nas hipóteses de escrita; Ler com maior autonomia e fluência.

  1. f) NAS ONDAS DA LEITURA

Objetivos: Promover a leitura de diversos gêneros textuais; Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos,  experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler. Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; Estimular o desejo de novas leituras; Proporcionar situações de leitura compartilhada;

  1. g) DIA DA FAMÍLIA

Objetivos: Valorizar e respeitar as diferentes formações familiares; Propiciar momentos de interação/escola/família/comunidade; Fortalecer a parceria entre a escola e as famílias.

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