MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO DR. WASHINGTON LUIS

O Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Washington Luis” surgiu com o objetivo de cultuar a memória e a história de seu patrono, bem como ter uma função pedagógica, ou seja, ser educativo. Foi inaugurado no dia 15 de setembro de 1957 e desde então não deixou de funcionar. Criado pela Secretaria do Estado de São Paulo, sempre esteve sob a custódia do município.

Washington Luis (1869-1957), seu patrono, fluminense por nascimento, da cidade de Macaé, conhecido com o tempo pela alcunha de ‘Paulista de Macaé’ manteve estreita ligação com Batatais, pois antes de ter uma carreira política sólida e  renomada representando o Estado de São Paulo (prefeito da capital paulista, deputado estadual, governador do Estado de São Paulo, deputado federal, senador e, por fim, presidente da República) participou ativamente da vida política de Batatais de 1896 a 1901, sendo vereador e intendente municipal (como se fosse um Prefeito Municipal), quando aqui morou e exerceu a função de advogado.

Além da carreira profissional e política, Washington Luis, no período que residiu em Batatais (1893-1901), desenvolveu atividades artísticas e literárias: fundou com amigos uma sociedade dramática e a Loja Maçônica Philantropia II, além de escrever vários artigos para um jornal local “A Lei”.

Desde sua criação, o Museu ocupou vários imóveis na cidade. Atualmente o acervo do Museu encontra-se nas dependências da Estação Cultura ‘Editor José Olympio’, antiga estação de trem da Mogiana.

O acervo conta com diversas peças, incluindo objetos pessoais do  seu patrono. As peças testemunham aspectos da vida interiorana paulista em fins do século XIX e século XX. É constantemente ampliado por doações dos munícipes com objetos e documentos diversos. Com isso, podemos dizer que o Museu não possui atualmente uma temática definida.

Destacam-se no acervo sob guarda permanente do Museu além das tradicionais peças museais, uma vasta coleção de periódicos (hemeroteca) que circularam em Batatais de 1899 até os dias atuais, e, também fotografias diversificadas, alvo de pesquisa de memorialistas, historiadores, pesquisadores, estudantes e população em geral.

Atualmente, o Museu busca difundir os conceitos de identidade, memória e patrimônio, tendo a história da cidade como eixo temático e o acervo museológico como recurso didático. Para tal, o Museu oferece aos visitantes e comunidade em geral ações didático-educativas e culturais como oficinas culturais, exposições temáticas, visitas monitoradas e passeios pelos prédios históricos de Batatais.

O Museu conta com uma equipe técnica de apoio: uma historiadora, uma pesquisadora cultural, técnicas em museologia, além dos estagiários.

Horário e dias de funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12:00 e das 12:30 às 15:30. O Museu fica na Pça Dr. Teodoro de Lima, s/nº. Bairro: Castelo.

Telefone de contato: 3761 – 7071

As visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (16) 3 761- 7071. Falar com Luciana e Yasmin.

DESIGNAÇÃO OFICIAL: Museu Histórico e Pedagógico “Dr. Wasghinton Luis”. Criado por decreto oficial do governo do estado nº26.218 de 03/08/1956 e regulamentado pelo ato de 30/04/1957. Instalado em 15/09/1957. Iniciou suas atividades em 04/06/1958.

ENDEREÇO ELETRÔNICO: http://mhpwashingtonluis.blogspot.com.br/

CRONOLOGIA SUMÁRIA DO DR. WASHINGTON LUIS PEREIRA DE SOUZA

• Vereador em Batatais – 1897-1898
  • Intendente em Batatais – 1898-1900