Secretaria Municipal de Educação participou do Lançamento da Rede “Plano de Carreira e Remuneração”

IMG_20160420_140649 (2)No dia 19 de abril foi lançado em São Paulo pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(SEE/SP) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) a rede de Plano de Carreira e Remuneração (PCR) do Estado de São Paulo.

O objetivo da rede é auxiliar as secretarias estaduais e municipais na elaboração ou reelaboração dos planos de carreira e remuneração para os profissionais da educação, conforme estabelecido pela Meta 18 do Plano Nacional de Educação.

O evento contou com a participação do Secretário de Educação do Estado de São Paulo José Renato Nalini, da Coordenadora Geral de Estudos e Pesquisas sobre Valorização dos Profissionais da Educação do Ministério da Educação Lúcia Camini, da presidente da UNDIME/SP Marialba Carneiro e de técnicos do ministério da Educação.

No evento foi apresentado Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira e Remuneração desenvolvido pelo Ministério da Educação que possibilita realizar um diagnóstico do quadro docente local e a simulação de diferentes alternativas para planos de carreira e remuneração, levando em consideração seus respectivos impactos nas despesas com pessoal.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Batatais esteve representada pela secretária Adriane Emily Moura e pelo prof. Victor Hugo Junqueira, que na oportunidade aprenderam as funcionalidades básicas do sistema e posteriormente receberão orientações mais específicas de técnicos treinados pelo Ministério da Educação.

A Secretária Municipal de Educação Adriane Emily Moura destacou a importância do sistema apresentado, como um instrumento importante de gestão dos recursos da educação. Conforme foi ressaltado no evento, no momento em que os recursos estão escassos, devido à crise econômica que afeta o país, é preciso ter cautela e equilíbrio na gestão dos recursos públicos. Nesse sentido, para a necessária valorização dos profissionais da educação, serão necessários um diagnóstico bem feito e discussões com toda a rede, para que se possa valorizar os profissionais dentro da realidade orçamentária e fiscal atual e futura do município.