PROJETO REMAR/ UFSCar SERÁ DESENVOLVIDO EM BATATAIS

A Secretaria Municipal de Educação de Batatais firmou compromisso com o Laboratório de Objetos de Aprendizagem  (LOA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para desenvolver na rede municipal de Ensino plataforma REMAR (Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede) que tem por objetivo facilitar e ampliar a construção e o reuso de jogos educacionais abertos.

Inicialmente, será desenvolvido um projeto piloto com alunos do 3° ano do ensino fundamental visando por meio da elaboração de jogos favorecer a aprendizagem na área da matemática.

A professora Fabiana Nazar da Escola Anna Bonagura será a articuladora do projeto na rede municipal, sendo responsável pela elaboração de situações de aprendizagem que possam ser transformadas em jogos educacionais. Nesse trabalho a professora contará com o apoio do técnico de informática Marcos Silva que auxiliará no gerenciamento e funcionalidades dos jogos, disponíveis na Plataforma REMAR.

A fim de conhecer e aprender o processo de construção de jogos, a professora Fabiana Nazar, o técnico de informática Marcos Silva, acompanhados do técnico da Secretaria de Educação Victor Hugo Junqueira estiveram no dia 11 de maio na Universidade Federal de São Carlos participando de uma oficina com a Professora Joice Lee Otsuka e com Delano Medeiros Beder coordenadores do projeto.

Na oportunidade os pesquisadores apresentaram um histórico do Projeto e demonstraram o processo de construção de alguns jogos que serão aplicados na rede municipal. A professora Joice Lee Otsuka afirmou que essa parceria com a rede municipal de Batatais é pioneira e será uma ótima oportunidade para aproximar o conhecimento produzido na Universidade da educação básica, o que permitirá não apenas enriquecer a formação dos alunos, como também aprimorar os jogos disponíveis no REMAR.