Criança Pequeno Aprendiz trabalha com esporte e inclusão em Batatais

Projeto oferece aulas de handebol e futsal de forma gratuita para 154 crianças e adolescentes do município

 

Vitória Laura Barbosa de Oliveira, de 11 anos, é uma das alunas do projeto “Criança Pequeno Aprendiz”, de Batatais. Ela, que tem descolamento da retina, participa das aulas de Handebol e Futsal com mais 153 crianças. Para ela, fazer parte do projeto é mais que aprender técnicas e fazer gols: é um momento de diversão e inclusão.

Com o objetivo de beneficiar crianças e adolescentes como Vitória, o projeto “Criança Pequeno Aprendiz” é realizado na EMEB Esther Viana Bologna, escola situada na região periférica da cidade. “Nosso objetivo é apresentar o esporte como uma ferramenta de transformação social para as meninas e para os meninos”, afirma Evandro Silveira, coordenador do projeto.

Além das atividades esportivas propostas pelo projeto, o “Projeto Social Grêmio União”, que é a entidade que executa o “Criança Pequeno Aprendiz”, visa trabalhar com a formação de 154 crianças e adolescentes de uma forma mais ampla. De acordo com o psicólogo do programa, Victor Cavallari, o futsal e o handebol são ferramentas de ensino de conceitos como trabalho em equipe, respeito, cooperação e solidariedade.

“A presença da Vitória muda a dinâmica de todo o grupo. As alunas e os alunos se vêem na necessidade de criar um ambiente facilitador no sentido de incluir a colega nas atividades de rotina nas aulas”, conta Cavallari. “Além disso, o comprometimento que ela mostra com as atividades serve como exemplo para a turma”, completa.

O Grêmio União

O “Projeto Social Grêmio União” é uma entidade sem fins lucrativos que tem suas atividades em Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, há 15 anos. Desde o segundo semestre de 2017, ela atua diretamente com o público de Batatais, interior do Estado, com o projeto “Criança Pequeno Aprendiz”. 

Projetando uma formação integral das crianças e dos adolescentes, a organização une esporte, cultura, escola e família, utilizando-se de modalidades para o ensino de conceitos como cidadania e respeito.

As atividades promovidas em Batatais pelo “Criança Pequeno Aprendiz” são realizada

s via renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Usina Batatais, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), com apoio da Goal Projetos.

 

Você também pode gostar de...