Criança Pequeno Aprendiz trabalha com esporte e inclusão em Batatais

Projeto oferece aulas de handebol e futsal de forma gratuita para 154 crianças e adolescentes do município

 

Vitória Laura Barbosa de Oliveira, de 11 anos, é uma das alunas do projeto “Criança Pequeno Aprendiz”, de Batatais. Ela, que tem descolamento da retina, participa das aulas de Handebol e Futsal com mais 153 crianças. Para ela, fazer parte do projeto é mais que aprender técnicas e fazer gols: é um momento de diversão e inclusão.

Com o objetivo de beneficiar crianças e adolescentes como Vitória, o projeto “Criança Pequeno Aprendiz” é realizado na EMEB Esther Viana Bologna, escola situada na região periférica da cidade. “Nosso objetivo é apresentar o esporte como uma ferramenta de transformação social para as meninas e para os meninos”, afirma Evandro Silveira, coordenador do projeto.

Além das atividades esportivas propostas pelo projeto, o “Projeto Social Grêmio União”, que é a entidade que executa o “Criança Pequeno Aprendiz”, visa trabalhar com a formação de 154 crianças e adolescentes de uma forma mais ampla. De acordo com o psicólogo do programa, Victor Cavallari, o futsal e o handebol são ferramentas de ensino de conceitos como trabalho em equipe, respeito, cooperação e solidariedade.

“A presença da Vitória muda a dinâmica de todo o grupo. As alunas e os alunos se vêem na necessidade de criar um ambiente facilitador no sentido de incluir a colega nas atividades de rotina nas aulas”, conta Cavallari. “Além disso, o comprometimento que ela mostra com as atividades serve como exemplo para a turma”, completa.

O Grêmio União

O “Projeto Social Grêmio União” é uma entidade sem fins lucrativos que tem suas atividades em Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, há 15 anos. Desde o segundo semestre de 2017, ela atua diretamente com o público de Batatais, interior do Estado, com o projeto “Criança Pequeno Aprendiz”. 

Projetando uma formação integral das crianças e dos adolescentes, a organização une esporte, cultura, escola e família, utilizando-se de modalidades para o ensino de conceitos como cidadania e respeito.

As atividades promovidas em Batatais pelo “Criança Pequeno Aprendiz” são realizada

s via renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Usina Batatais, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), com apoio da Goal Projetos.

 

Você também pode gostar de...

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Gostou? Se inscreva e compartilhe!

YouTube