Projeto Brincando e Aprendendo movimenta crianças da Creche Municipal Ephigênia Gaspar Gomes

A Creche Municipal Dona Ephigênia Machado Gaspar Gomes localizada no Jardim Simara tem realizado em parceria com estagiárias do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Claretiano de Batatais o Projeto Brincando e Aprendendo que visa auxiliar no desenvolvimento de habilidades sensoriais e motoras das crianças.

A parceria que existe desde 2016 neste ano letivo conta com um diferencial, pois está sendo trabalhado de forma articulada com as atividades do Inventário Portage que constitui um sistema de apoio ao educador para ajudá-lo a descobrir o que a criança já aprendeu, apresentar alternativas do que ensinar e sugerir maneiras diferentes de se ensinar as habilidades esperadas para as crianças, de acordo com suas diferentes faixas etárias que é aplicado em todas as creches municipais.

As estagiárias estão utilizando o livro Inventário Portage Operacionalizado (IPO) para elaborar as atividades que são desenvolvidas com as crianças da creche, ajudando assim na estimulação das habilidades que constam no Inventário.

Os encontros acontecem a cada 15 dias e as crianças se mostram sempre bem entusiasmadas e interessadas a cada atividade realizada.

A coordenadora da Creche a educadora Vanessa Soares Lopes destaca que essa parceria “tem trazido para a creche além de um ganho pedagógico, a socialização de nossas crianças com pessoas diferentes do contexto escolar e familiar, fazendo com que elas desenvolvam ainda mais sua autonomia, expressividade, comunicação verbal e capacidade de relacionar-se e interagir com outro e com mundo”.