Começam as discussões para atualização do Regimento Comum das EMEBs

Na última quarta-feira (12 de agosto de 2015) iniciaram as discussões para atualização do Regimento Comum das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que dispõe sobre a organização administrativa, didática e disciplinar das escolas de Educação Básica, compreendendo a Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e a  Educação de Jovens e Adultos. O regimento em vigência foi aprovado em 2008 e necessita ser atualizado para adequar-se as mudanças legislativas e no cotidiano escolar.

A atualização do Regimento está sendo conduzida pela Secretaria da Educação, com a participação de representantes de todas as escolas e de todos os segmentos (diretores, vice-diretores, coordenadores, professores PEB I e PEB II, Projeto Acolhe, Atendimento Educacional Especializado e da Educação de Jovens e Adultos). Os representantes forma eleitos por escola ou entre os pares,  assegurando a participação democrática, desde o inícios dos trabalhos.

As reuniões estão ocorrendo na Escola Célia Bueno e se estenderão pelo mês de agosto. A expectativa da equipe é finalizar os trabalhos ainda em agosto, para que no mês de setembro o documento possa ser discutido nas escolas, e posteriormente encaminhado para homologação na Diretoria Regional de Ensino.

A atualização do Regimento Comum das Escolas Municipais de Educação Básica é parte de uma série de iniciativas da Secretaria da Educação que objetivam aprimorar a organização técnica e administrativa da rede municipal. Nesse sentido, já está programado para o mês de setembro, o início dos estudos para elaboração de um regimento para as creches.