Rede Municipal de Educação atua para fortalecer a Gestão Democrática nas Escolas

Neste último mês de abril duas ações representam o esforço da rede municipal de Educação no sentido de fortalecer a gestão democrática nas Escolas.

Na EMEB Anselmo Testa que atende alunos de pré-escola foi oficializado a posse dos membros do Conselho Escolar e da APM para o ano de 2018.A reunião ocorrida no dia 10 de abril, nas dependências da escola contou com a participação de mães, professores, coordenação e gestão a fim de contribuir e auxiliar a escola na elaboração dos seus planos de trabalho de acordo com os princípios que estruturam o planejamento anual, bem como manter a articulação entre os pares, visando esclarecer as principais e atender as necessidades de todo o contexto escolar.

Segundo a destacou a coordenadora Denise Viola DalpinoIezzi “foi com muito entusiasmo e prazer que oficializamos a posse do Conselho Escolar e da APM. Acreditamos que essa parceria auxilia e motiva a participação do grupo, o que é muito importante no desenvolvimento das ações dentro da escola”,

Já na EMEB Alzira Acra o destaque foi a participação dos alunos na eleição do Grêmio Estudantil. Os alunos dos 4º e 5º anos se reuniram diversas vezes para compor as duas chapas e trabalhar com suas propostas. O ponto forte foi o envolvimento dos Pais que compareceram nas reuniões e ajudaram as crianças na elaboração das propostas e confecção dos cartazes.

Segundo a Diretora da Escola Marlei Padovani esta atitude “fortalece a importância da participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima”.

Ainda de acordo com a direção da escola as Chapas estão em campanha e o próximo passo é realizar a votação e apuração dos votos para que a chapa vencedora inicie as atividades.

Este são apendúvidas as dois exemplos de um grande e importante trabalho que vem sendo desenvolvido em todas as escolas da rede municipal, buscando ampliar a integração família e escola e construir mecanismos de gestão democrática.