Gestores da rede municipal de Educação participam de palestra sobre segurança

Os diretores das escolas e as coordenadoras das creches municipais participaram no último dia 20 de fevereiro de uma palestra com o Tenente da Polícia Militar Lucas Sançana de Melo sobre segurança pública.

O enfoque da palestra foi sobre o papel da Polícia Militar na sociedade e estratégias de prevenção contra furtos, roubos e o uso de drogas. O tenente Lucas Sançana abordou os malefícios que as drogas, causam aos indivíduos e a sociedade e destacou a importância de fortalecer ações preventivas, para evitar que crianças e jovens sejam atraídos para o caminho das drogas.

Segundo o Secretário Municipal de Educação Victor Hugo Junqueira esta foi uma primeira conversa entre os gestores e a Polícia Militar para promover um trabalho preventivo nas escolas, que envolve a formação de professores, pais e alunos.

O Secretário afirmou ainda que a escola não é uma instituição isolada e que os problemas sociais como drogas e violência acabam muitas vezes refletindo no interior das unidades, prejudicando o desenvolvimento intelectual, comportamental e social dos alunos, influenciando negativamente a aprendizagem. Ao mesmo tempo, a escola tem um papel fundamental para atuar na identificação e prevenção a estes problemas. Porém, esta não pode ser uma ação isolada. “É preciso somar forças e agir de forma colaborativa para buscar as melhores soluções, por isso, consideramos essencial essa aproximação com a Polícia Militar”, ressaltou o Secretário.

O Tenente Lucas Sançana explicou que, além das ações de manutenção da ordem pública e de repressão, a Polícia Militar busca investir em ações de prevenção e as escolas e os profissionais de educação são um canal importante de formação e difusão de informações junto a população. Para finalizar, citou uma frase de Nelson Mandela na qual diz que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.