História, cultura e Turismo de Batatais são trabalhados na rede municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo têm trabalhado questões relacionadas à História, Cultura e o Turismo de Batatais.

Segundo o Secretário da Educação Victor Hugo Junqueira os temas estão sendo abordados em aulas de leitura para todos os alunos dos 4° e 5° anos da rede municipal. Inicialmente, os alunos receberam a revista quadrinhos da “Turma da Mônica – Turismônica” que é um material produzido pelo Governo do Estado em parceria com o desenhista Maurício de Souza e distribuído pelo Departamento de Turismo do município.

O Turismônica é um gibi que, de forma lúdico-educativa, apresenta a importância do turismo como fator de desenvolvimento econômico e social, e apresenta os atrativos turísticos do Estado de São Paulo.

A partir desse material os professores passaram a incentivar, por meio da leitura, o conhecimento da realidade local, destacando aspectos da história e cultura da cidade.

“Temos que conscientizar a população da importância de um título de Estância Turística. Batatais é uma Estância Turística e temos que acreditar e a melhor maneira disso acontecer é educar as nossas crianças e mostrar que a cidade onde elas moram possui diversos atrativos turísticos e mostrar a real importância desse título para nossa cidade.” Ressaltou o Diretor de Turismo Fernando Jordão.

O  Secretário da Educação destacou que este trabalho terá continuidade nas próximas semanas por meio  de concurso de fotografia, em parceria com Departamento de Turismo, e também através de visitas monitoradas aos pontos turísticos da cidade.

Essas ações, que integram o calendário festivo do Aniversário da Cidade, objetivam ampliar o conhecimento sobre a realidade local e possibilita também desenvolver o sentimento de reconhecimento e valorização da nossa Estância Turística.