Professores e funcionários municipais participam de Curso sobre Primeiros Socorros

Nos últimos dias professores e funcionários da rede municipal de educação e das creches Os Samaritanos e da Creche Menino Jesus participaram de uma formação sobre primeiros socorros.  Nos dias 25 e 26 de fevereiro a formação ocorreu para os professores da pré –escolas com a enfermeira do SAMU, Adelita Mazzei e no dia 08 de março foi a vez dos inspetores, cuidadores e serventes das escolas municipais, com os bombeiros Civis de Batatais  Anderson da Silva e Adriano Francisco Gabriel.

Esta formação responde as exigências da Lei Municipal n°3527 de 03 de julho de 2018 que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com crianças e professores e educadores das escolas e creches municipais.

Esta Lei já aprovada em vários municípios brasileiros é conhecida como “Lei Lucas” em razão do falecimento da criança Lucas Begallo de 10 anos, que morreu engasgado com uma salsicha durante um passeio promovido pela escola na qual estudava, em Campinas.

Segundo o Secretário de Educação Victor Hugo Junqueira este curso é importante e necessário para os profissionais que atuam com crianças, na medida em que promove noções gerais para prestar os primeiros socorros, que podem salvar vidas, em casos de engasgos e convulsões, que podem ocorrem em qualquer local, inclusive nas creches e escolas.

Nos próximos meses todos os profissionais da educação municipal passarão por estas formações. Ainda segundo o Secretário, estes cursos são realizados, por meio de parcerias. “Para a formação dos dias 25 e 26 de fevereiro fizemos uma parceria com a Secretaria de Saúde, que gentilmente disponibilizou a funcionária Adelita Mazzei que fez um ótimo trabalho, sensibilizando e orientando com atividades práticas.

Já para a formação do 08 de março a parceria foi com os Bombeiros Civis, que por intermédio do Bombeiro Celso Júnior, disponibilizou os bombeiros Anserson da Silva e Adriano Francisco Gabriel, que esclareceram muitas dúvidas dos nossos servidores. “Os bombeiros civis têm um trabalho importante na cidade e mais uma vez contribui com a educação”

A próxima formação será no dia 16 de abril com o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto, que virá a Batatais por intermédio da Polícia Militar.